Aposentadoria especial: quem recebe pode continuar trabalhando?

Home/Blog/Aposentadoria especial: quem recebe pode continuar trabalhando?

Aposentadoria especial: quem recebe pode continuar trabalhando?

Entenda se aposentado especial pode voltar ao trabalho com atividade comum ou insalubre  (título)

  

A aposentadoria especial é concedida ao trabalhador que exerce atividade insalubre, isto é, aquele que, durante sua atividade laboral, está exposto a agentes nocivos que podem causar prejuízos à saúde a longo prazo. 

A questão é: um trabalhador que recebe aposentadoria especial pode continuar trabalhando?  


A resposta é: depende.  

A Lei da Previdência determina que o trabalhador se afaste da função após receber aposentadoria especial. Se continuar trabalhando na mesma função, o benefício pode ser suspenso.  


O argumento do INSS é de que o benefício é pago ao aposentado para que ele não possua mais vínculo com uma atividade nociva à saúde e que, após aposentado, mesmo mantendo esse vínculo, invalidaria o objetivo de preservar a saúde do trabalhador.  

Já a Constituição Federal permite que a profissão, trabalho ou ofício tenha o livre exercício. Diante de tantas divergências, inclusive nos tribunais, algumas medidas foram tomadas. 

 

No dia 05/06/2020, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o aposentado que recebe aposentadoria especial pode continuar trabalhando desde que não seja em atividade insalubre.  

Se o aposentado não quer ter problemas, como a perda do benefício, uma opção é continuar exercendo outra atividade não insalubre. Pode exercer na mesma empresa ou em outra, desde de que não seja uma atividade que traga riscos à saúde, como era a sua atividade anterior à aposentaria.  

 

Para maiores informações, ligue agora (51) 3311-0406 ou mande sua mensagem para o WhatsApp (51) 99710-4420.

 

#sangiogoadvogados #aposentadoria #servidorpublico #cartaodecredito #salariomaternidade #revisional #revisionaldeveiculos #direitobancario #revisionaldecontrato #jurosabusivos #jurosaltos #chequeespecial #financiamento #dicadodia #embuscadosseusdireitos #economia #consultoriafinanceira #portoalegre #clientesatisfeito

 

 

Solicitar Cotação

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.