Contrato por safra: quais os direitos do safrista?

26/11/2020

Contrato por safra: quais os direitos do safrista?

Entenda os aspectos trabalhistas desse tipo de contratação.

O contrato por safra é aquele que tem duração conforme as variações das atividades agrárias. Esse período geralmente corresponde àquele entre o preparo do solo, o cultivo e a colheita.

Mesmo sendo uma modalidade na qual o trabalhador tem um período determinado para o término, é necessário que haja o registro na Carteira de Trabalho e em Livro ou Ficha de Registro e também que seja inscrito no Programa de Integração Social (PIS).

A jornada de trabalho deve ser como a dos demais, 44 horas semanais, sem ultrapassar as 8 horas diárias, podendo ser acrescida de 2 horas excedentes, sem ultrapassar esse limite.

Se, por força maior, houver serviços que não possam ser adiados, a jornada pode se estender, desde que não exceda a 12 horas.

Seguem alguns direitos trabalhistas:

- salário mínimo;

- horas extras com acréscimo de, no mínimo, 50%;
- 13º salário;

- FGTS;

- adicional noturno;

- férias acrescidas de 1/3;

- licença-paternidade.

O safrista também possui direitos previdenciários. Vejamos quais são:

- auxílio-acidente;

- aposentadoria por tempo de contribuição;

- auxílio-doença;

-  aposentadoria por idade;

- aposentadoria por invalidez;

- salário-maternidade;

- salário-família;

- pensão por morte;

- reabilitação profissional.

Saiba que a falta de formalização do contrato de trabalho pode trazer prejuízos para ambas as partes. Para o produtor que contrata, pois poderá sofrer sanções trabalhistas, e para o empregado por não ter seus direitos respeitados. Por isso, é muito importante que se faça um contrato de trabalho!

Para maiores informações, ligue agora (51) 3311-0406 ou mande sua mensagem para o WhatsApp (51) 99710-4420.