Como identificar cobranças abusivas em financiamentos e empréstimos?
14/10/2024
Revisional de juros no cartão de crédito
Pagar compras com cartão de crédito é uma facilidade, porém o uso desenfreado pode levar o consumidor a inadimplência. Isso porque se você não fizer o pagamento total da fatura no dia do vencimento, ela acumulará juros, tornando difícil o pagamento no mês seguinte, já que o Brasil é um dos países com a maior taxa de juros no cartão de crédito no mundo.
Como evitar dívidas no cartão de crédito
1 – Use o cartão em emergências: o primeiro passo é diminuir o uso do cartão de crédito, por isso só o utilize em caso de emergência e com a certeza de que irá fazer o pagamento total da fatura quando ela vier. Não tenha a falsa sensação de que você não precisa ter dinheiro. Você pode não ter no momento, mas, quando vier a fatura, você terá que realizar o pagamento.
2- Faça um planejamento: planeje os seus gastos, dê preferência ao pagamento à vista, pense duas, três vezes, se possível, antes de fazer uma compra e pagar com cartão de crédito. Só use o cartão de crédito quando for necessário.
3 – Não entre no rotativo: não realize o pagamento mínimo da fatura, isso só fará com que você entre nos juros do rotativo do cartão de crédito.
4 – Pague a fatura no vencimento: sempre pague a fatura no vencimento, isso impedirá que você pague juros.
5 – Pague à vista: dê preferência para pagamentos à vista, pois, além de você não ter uma parcela para pagar todos os meses, você ainda pode obter um desconto pelo pagamento à vista de suas compras.
Agora, se você já está inadimplente no cartão de crédito, você pode procurar a operadora para renegociar a sua dívida. Porém, esses acordos nem sempre favorecem o consumidor. Se você tentou renegociar sua dívida e ainda assim está sendo lesado, talvez a opção seja uma ação revisional de cartão de crédito.
O que é ação revisional de juros no cartão de crédito?
Quando o pagamento da fatura do cartão de crédito se torna impossível de pagar, pode-se ingressar com uma ação de revisão de juros. O objetivo da ação revisional de cartão de crédito é ingressar na justiça contra a operadora do cartão, para que sejam revisados os juros abusivos cometidos na fatura.
Quem pode ingressar com uma ação?
Qualquer pessoa que desconfiar que está pagando juros abusivos ou se sentir lesada pela cobrança da financeira. Qualquer dívida pode ser renegociada com a instituição credora, porém, em alguns casos, os acordos só beneficiam os bancos, já que o cliente desconhece os seus direitos.
Logo, se você não tem certeza de estar pagando juros abusivos, o ideal é procurar um advogado especialista na área para que ele realize os cálculos e verifique se há cobrança abusiva. Além disso, ele irá verificar as práticas ilegais. Se você quiser saber mais informações sobre a revisional de cartões de crédito, basta entrar em contato com um dos profissionais de nossa equipe. Não perca tempo, pare de pagar juros abusivos!
Não. Nossos atendimentos podem ser feitos pessoalmente ou por videoconferência, sempre de acordo com a preferência do cliente. Os documentos podem ser assinados digitalmente.
Para andamento processual pode ligar para o telefone (51) 3311-0406. O escritório possui uma equipe de relacionamento ao cliente, preparada para atendê-lo e sanar todas as suas dúvidas processuais.
A Sangiogo Advogados atua em todo o Brasil.
A Sangiogo Advogados possui advogados (as) especialistas nas áreas: Direito Bancário, Direito Público, Direito de Família, Direito do Consumidor, Direito do Trabalho, Direito Indenizatório, Previdenciário, Direito Securitário, Direito Societário, Licitações e contratos administrativo, Recuperação Tributária e Direito Bancário Empresarial.
Não. Os atendimentos são realizados conforme a preferência do (a) cliente, podendo ser feitos por telefone, presencial ou videoconferência.
Não. Dependendo da situação e sigilo, fica configurado o segredo de justiça no processo, onde somente quem tem a procuração terá acesso na íntegra dos autos.
Após o escritório informar os dados bancários e solicitar a expedição do Alvará, será monitorado a sua expedição e o cliente será informado. Não é possível informar prazo, pois a expedição é realizada pelo Judiciário.
Sim. Caso o cliente não tenha condições de vir ao escritório e solicita o atendimento presencial, podemos agendar para ir até o domicílio do cliente para realizar o atendimento.
O cliente recebe o número do processo pelo WhatsApp. A consulta pode ser feita no site do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul) em consulta processual.
O andamento do processo é monitorado pela equipe da Sangiogo Advogados, mas caso seja preferência do cliente, pode também monitorar o processo através do número que receberá no seu WhatsApp.
Sim. O cliente precisa ter conta bancária em seu nome para receber os valores. Caso o cliente não tenha conta bancária, será necessário uma procuração com autorização para depositar na conta de um terceiro.
Não. O escritório tem um setor especializado na área de negociações, onde as tratativas e formalização de acordo ocorrem diretamente neste setor.
Sim, o escritório tem estacionamento. Não há taxa de cobrança.
Não. O cliente conta com uma equipe preparada para cuidar desde o início do processo até a sua finalização.
Você pode estar entrando em contato por telefone, WhatsApp ou através do formulário do site.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.