Como funcionam as ações de cobrança contra seguradoras no DPVAT?
12/12/2024
Direito Empresarial
Você já percebeu como são difíceis as relações de negócios? Por isso as relações no mundo dos negócios precisam ser regulamentadas. É por esse motivo que existe o direito empresarial para regular e fazer avaliações preventivas de uma empresa.O que é Direito Empresarial?
É o ramo do direito que visa analisar antecipadamente o negócio e procura ter ações preventivas para evitar problemas com clientes, além de estudar as relações com os sócios, marcas, patentes, entre outros.
Diferença entre Direito Empresarial e Direito Comercial
Apesar de ambos parecerem tratar do mesmo ramo, saiba que eles possuem objetivos e atividades bem diferentes, como veremos:
O direito empresarial tem o objetivo de cuidar da atividade econômica da empresa. A ideia é resolver conflitos de interesses entre empresários ou problemas relacionados às empresas que eles exploram.
O direito comercial é um dos ramos do direito empresarial, porém ele tem o objetivo de tratar e estudar sobre falência, direito societário, falimentar e cambiário.
Direito Empresarial e as Sociedades
Existem diferentes tipos de sociedades permitidas pela legislação. Saiba que existem as sociedades empresariais e as não empresariais. As não empresariais são conhecidas como sociedades simples, devem ter, no mínimo, duas pessoas e o contrato social não pode ser mercantil.
As empresariais são constituídas por empresários, têm registro e fazem parte das sociedades. Vejamos quais os tipos:
- Sociedade simples: é uma sociedade entre dois profissionais que exercem a mesma atividade, na qual se juntam e formam uma sociedade.
- Sociedade limitada: a responsabilidade do sócio é proporcional ao capital investido no negócio.
- Sociedade anônima: é uma sociedade dividida em ações e que pode ter o seu capital aberto ou fechado.
- Sociedade em nome coletivo: é formada somente por pessoas físicas, sendo que elas respondem de forma solidária e ilimitada pelas responsabilidades vinculadas.
Como o Direito Empresarial pode ser importante para uma empresa?
O direito empresarial atua em:
- Abertura de Sociedades: enquadramento no melhor tipo de sociedade.
- Registro de Sociedades: registro na Junta Comercial ou no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.
- Relações com acionistas: direitos e deveres dos acionistas.
- Títulos de Créditos: são os documentos de créditos como duplicatas, cheques, letras de câmbio e notas promissórias.
- Formalização de contratos: contratos entre empresários.
- Escrituração e contabilidade: registro das atividades da empresa.
- Debêntures: é uma forma de emprestar dinheiro para empresas no mercado de capitais.
- Assembleias: resolução de pontos importantes de uma sociedade.
Qual a importância de um advogado empresarial para uma empresa?
A principal função de um advogado empresarial é manter a ordem, estabelecer padrões aceitos, proteger direitos e liberdades, resolver disputas entre autoridades e clientes.
Outra atividade importante de um advogado empresarial para uma empresa é que ele ajuda os empresários a tomar conhecimento das leis, contra outras empresas ou indivíduos, isto é, ele previne fraudes e ainda ajuda os empresários a estarem cientes dos direitos da empresa.
Por isso, uma assessoria é muito importante para uma empresa. Além de ter conhecimento dos seus direitos, ela aconselha a empresa a crescer dentro da lei.
Não. Nossos atendimentos podem ser feitos pessoalmente ou por videoconferência, sempre de acordo com a preferência do cliente. Os documentos podem ser assinados digitalmente.
Para andamento processual pode ligar para o telefone (51) 3311-0406. O escritório possui uma equipe de relacionamento ao cliente, preparada para atendê-lo e sanar todas as suas dúvidas processuais.
A Sangiogo Advogados atua em todo o Brasil.
A Sangiogo Advogados possui advogados (as) especialistas nas áreas: Direito Bancário, Direito Público, Direito de Família, Direito do Consumidor, Direito do Trabalho, Direito Indenizatório, Previdenciário, Direito Securitário, Direito Societário, Licitações e contratos administrativo, Recuperação Tributária e Direito Bancário Empresarial.
Não. Os atendimentos são realizados conforme a preferência do (a) cliente, podendo ser feitos por telefone, presencial ou videoconferência.
Não. Dependendo da situação e sigilo, fica configurado o segredo de justiça no processo, onde somente quem tem a procuração terá acesso na íntegra dos autos.
Após o escritório informar os dados bancários e solicitar a expedição do Alvará, será monitorado a sua expedição e o cliente será informado. Não é possível informar prazo, pois a expedição é realizada pelo Judiciário.
Sim. Caso o cliente não tenha condições de vir ao escritório e solicita o atendimento presencial, podemos agendar para ir até o domicílio do cliente para realizar o atendimento.
O cliente recebe o número do processo pelo WhatsApp. A consulta pode ser feita no site do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul) em consulta processual.
O andamento do processo é monitorado pela equipe da Sangiogo Advogados, mas caso seja preferência do cliente, pode também monitorar o processo através do número que receberá no seu WhatsApp.
Sim. O cliente precisa ter conta bancária em seu nome para receber os valores. Caso o cliente não tenha conta bancária, será necessário uma procuração com autorização para depositar na conta de um terceiro.
Sim, o escritório tem estacionamento. Não há taxa de cobrança.
Não. O cliente conta com uma equipe preparada para cuidar desde o início do processo até a sua finalização.
Você pode estar entrando em contato por telefone, WhatsApp ou através do formulário do site.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.