Entenda os seus direitos ao renegociar dívidas com os bancos
30/10/2024O DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) é um seguro obrigatório que oferece indenização às vítimas de acidentes de trânsito no território brasileiro envolvendo veículos terrestres. A indenização varia conforme a lesão, porém, em alguns casos, a avaliação não é muito justa com a vítima, resultando em uma indenização menor do que a esperada.
É possível solicitar a revisão do seguro DPVAT?
Sim! Se você acredita que recebeu uma indenização com uma porcentagem abaixo do grau da lesão, ou seja, recebeu um valor abaixo do que a lesão representa ou o perito constatou que você não tem lesão e não lhe concedeu a indenização, mesmo você apresentando sequelas, você pode solicitar a revisional do seguro DPVAT.
Como funciona a revisional do seguro DPVAT?
Quando a vítima ingressa com um pedido administrativo, quem faz a perícia e analisa os documentos é um médico da seguradora. Se foi liberado um valor abaixo do que a lesão apresenta ou o pedido foi negado, então você pode procurar um advogado para ingressar com uma ação revisional.
O advogado irá ingressar com uma ação, incluindo todos os documentos que comprovem a lesão. O profissional irá contestar o valor que a vítima recebeu ou irá requerer o pagamento da indenização que foi negado. Será nomeado pelo juiz um perito para avaliar a lesão. Se no laudo do médico ficar constatado um grau de incapacidade maior do que determinado pela seguradora ou comprovada a incapacidade, a vítima receberá os valores devidos.
Quais os documentos necessários para fazer uma reanálise do valor pago pelo DPVAT?
- Documentação médica: junte todos os relatórios médicos que descrevem a natureza e o grau das lesões sofridas no acidente. Também inclua todos os comprovantes que mostrem o tratamento médico, consultas, cirurgias, exames e outros procedimentos.
- Laudo do tratamento e medicação: solicite ao médico um laudo detalhando todo o tratamento médico recebido, bem como informações sobre a medicação prescrita e sua duração.
- Notas fiscais, recibos e comprovantes: forneça todas as notas fiscais, recibos e comprovantes de pagamentos relacionados ao tratamento médico. Podem ser anexados recibos de medicamentos, notas fiscais de consultas médicas, despesas com fisioterapia, entre outros gastos relacionados ao acidente.
- Prazos: fique atento aos prazos para solicitar a revisional do valor pago pelo DPVAT.
3 motivos para contratar um advogado para ingressar com uma revisional do seguro DPVAT
1 - Direitos respeitados: se o valor que você recebeu não é correto ou se o seu pedido foi negado, um advogado irá lutar para proteger e garantir os seus direitos.
2 - Negociação com a seguradora: se a seguradora apresentar uma oferta injusta, ele identificará e irá negociar em seu nome para garantir que você receba o que é realmente do seu direito.
3- Documentação adequada: um advogado experiente irá auxiliá-lo a reunir toda a documentação necessária, aumentando as chances de sucesso na reanálise da indenização.
Se quiser ingressar com uma ação de revisional do seguro DPVAT, não deixe de nos procurar. Um especialista da área é essencial para garantir que os seus direitos sejam preservados!
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.