Entenda os seus direitos ao renegociar dívidas com os bancos
30/10/2024Viajar é muito bom, porém, infelizmente imprevistos podem ocorrer tanto em viagens nacionais como internacionais. Por isso, existe o seguro viagem que serve para diminuir os imprevistos para quem viaja. O pagamento do seguro garante uma indenização ao segurado em caso de algum acontecimento inesperado, desde que estejam cobertos pelo seguro e ocorram durante uma viagem nacional ou internacional.
O que o seguro cobre?
A mais conhecida e muitas vezes utilizada, já que é obrigatória é a cobertura de despesas médicas. Outras, como despesas odontológicas, hospitalares, traslado do corpo em caso de morte, indenização por invalidez total ou parcial em acidente ocorrido durante a viagem, traslado médico ( quando o segurado precisa ser transportado para uma clínica ou hospital próximo de onde ele está hospedado) e regresso sanitário ( deslocamento do segurado doente ou acidentado de volta ao seu local de origem), também são obrigatórias.
Também existem outros tipos de coberturas opcionais como, cancelamento de viagem, atraso de voo, diárias para acompanhante, regresso antecipado, atraso de bagagem, despesas legais e jurídicas, prorrogação de estadia, serviços em caso de perda de documentos, entre outros.
Como fazer o seguro para viagens nacionais ou internacionais?
O contrato deve ser realizado antes da viagem. O seguro entra em vigor a partir da data de partida e tem validade por período pré-determinado, ou seja, durante a viagem.
Em caso de alguma eventualidade, o seguro deve ser acionado pela central da seguradora, geralmente elas funcionam 24 horas por dia, e em todo o território global, o que facilita muito, em caso de busca por médico ou hospitais em caso de acidente com o segurado.
Por isso, é muito importante verificar se sua seguradora conta com assistência 24 horas e tem uma rede credenciada no local onde você vai estar.
Como posso contratar um seguro viagem?
Você pode contratar por meio de um corretor de seguros, agência de viagem, companhia aérea, em uma seguradora ou empresas especializadas nesse tipo de serviço.
Dicas para escolher um seguro viagem
Existem diversas seguradoras que oferecem coberturas e os preços podem ser os mais variados. Para você não ter dúvidas na hora de contratar, nós vamos te dar umas dicas:
- Não escolha o mais barato, mas o que mais se encaixa com o seu perfil.
- Avalie a reputação da seguradora.
- Observe todos os serviços que a seguradora oferece.
- Verifique se a seguradora tem uma central de atendimento 24 horas.
Quais os riscos que o seguro viagem não cobre?
Como já foi visto, alguns itens são obrigatórios na contratação, já outros não são, por isso, qualquer situação que não esteja no seu contrato, não é válida para acionar a seguradora.
Quais são os tipos de seguro viagem?
Os tipos de seguro viagem vão depender de cada seguradora. Mas, existem planos individuais, família e empresarial. São os planos que são contratados para uma pessoa, para duas pessoas ou família e tem o plano para quem vai representar uma empresa.
Agora que você já sabe como funciona um seguro viagem, basta escolher o seu destino!
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.