Como funcionam as ações de cobrança contra seguradoras no DPVAT?
12/12/2024Entenda os direitos previdenciários do microempreendedor individual
Para quem trabalha por conta própria, o ideal é se enquadrar na categoria MEI (Microempreendedor Individual). Ser MEI garante alguns direitos caso você adoeça e, por um determinado período, esteja incapacitado de realizar suas atividades profissionais.
O auxílio-doença é um benefício concedido aos microempreendedores quando estes ficam impossibilitados de desempenhar suas funções. Mas, para ter direito, o microempreendedor deve estar em dia com suas contribuições e também cumprir o período de carência, que é de 12 contribuições mensais. Em alguns casos de doenças estabelecidas pelo Ministério da Saúde, não é necessário carência, a primeira contribuição dá direito ao benefício. Entre as doenças estabelecidas pelo Ministério da Saúde estão: cegueira, AIDS, Mal de Parkinson, alienação mental, paralisia, tuberculose, cardiopatia grave, nefropatia grave, espondiloartrose, contaminação por radiação, hanseníase e neoplasia maligna.
Para solicitar o benefício, basta entrar em contato com uma agência do INSS; o passo seguinte é a perícia médica.
Não são raros os casos nos quais ocorrem erros na perícia da Previdência, já que o INSS não possui um médico especialista de cada doença, logo o segurado será avaliado por médico muitas vezes não adequado para analisar a doença.
Se isso acontecer, é possível recorrer à Justiça, pois só assim você será analisado por um médico especialista da área e ele poderá dar um parecer mais assertivo a respeito das limitações causadas pela doença.
--
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.