Você sabe como funciona a aposentadoria especial?

Home/Blog/Você sabe como funciona a aposentadoria especial?

Você sabe como funciona a aposentadoria especial?

A aposentadoria especial é o benefício do INSS concedido aos trabalhadores que, devido a condições do exercício de sua profissão, tenham sido expostos a agentes químicos, físicos e biológicos que podem fazer mal à saúde.

A carência da aposentadoria especial

O trabalhador tem direito à aposentadoria após 15, 20 ou 25 anos de trabalho, sendo necessárias, no mínimo, 180 contribuições à Previdência Social para gozar do benefício.  As únicas exceções são os trabalhadores da linha de frente da mineração subterrânea. Nessas profissões, a junção de diversos fatores prejudiciais justifica a aposentadoria após 15 anos de contribuição.

Concluído o tempo de contribuição conforme a disposição legal para a categoria, o profissional pode solicitar seu benefício junto ao INSS. A aposentadoria especial tem valor igual à média dos 80% maiores salários de contribuição desde 1994. Para ajudar a comprovar a situação especial do seu trabalho, você pode levar também os comprovantes de recebimento do adicional de insalubridade, os laudos trabalhistas e comunicações de acidentes de trabalho.

Solicitar Cotação

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp