Como a ação revisional pode ajudar a reduzir parcelas de financiamentos de veículos?
14/07/2025
%SERVICO%
Manter uma sociedade em Guarapuava - PR é um trabalho muito difícil, pois implica lidar com relações humanas, que podem ser de amizade ou familiares. Por isso, boa parte das sociedades fracassam, porque os sócios, ao longo do tempo, podem mudar suas opiniões e seus valores. Entretanto, existe uma área do direito que opera diretamente na solução de conflitos: o %SERVICO%.
O %SERVICO% atua no estudo das sociedades, das regras em relação a constituição e dissolução de sociedades, da solução de conflitos societários, das alterações de controle de participação dos sócios e acionistas, do gerenciamento, entre outras coisas.
Porém, as atividades de um advogado especialista em %SERVICO% não se resumem somente a essas ações. Veja como um profissional dessa área pode ajudar sua empresa de Guarapuava - PR:
- Elaborar ou alterar Contratos ou Estatutos;
- Estabelecer Acordos entre acionistas;
- Planejar e implementar reestruturação societária, fusões e aquisições;
- Estudar e planejar investimentos estrangeiros no país;
- Realizar auditoria;
- Assessorar juridicamente nas questões rotineiras das sociedades;
- Orientar quanto às responsabilidades dos sócios;
- Elaborar contratos de compra e venda de ações ou sociedades;
- Representar clientes para orientar e defender os direitos dos acionistas;
- Assessorar quanto a dissolução societária;
- Orientar e assessorar em Assembleias e Reuniões de sócios;
- Revisar os aspectos legais em que a empresa atua;
- Constituir sociedades;
- Outras atividades.
Portanto, antes de firmar uma sociedade, procure um advogado para que ele possa tirar todas as suas dúvidas sobre o tipo de sociedade e ainda realizar o contrato social ou estatuto conforme o capital investido, além de dar orientações caso a sociedade venha a acabar.
Procurando por serviços de %SERVICO% em Guarapuava - PR? Na Sangiogo Advogados Associados você encontra a equipe certa para melhor te atender. Somos especialistas em %SERVICO% na cidade de Guarapuava - PR.
Direito Societário
O Direito Societário atua diretamente no ramo empresarial, pois ele trata dos princípios e normas relacionadas às sociedades empresariais, regras de estrutura e dissolução. Esse ramo do direito é responsável por aplicar a Constituição Federal nas sociedades empresariais e organizações sociais. Além disso, ele examina as funções e ações dos sócios, acionistas e associados, bem como a prevenção, conflitos e outras questões. Por isso, um advogado é fundamental para a constituição de uma sociedade.
Quais as atividades de um advogado especialista em Direito Societário?
Além dessas funções, um advogado societário também tem outras atividades, vejamos quais são:
- Elaborar Contratos de Consórcio, Sociedades de Propósito Específico e Sociedade em Conta de Participação;
- Estabelecer acordos entre acionistas, contratos de compra e venda de ações, direito de preferência e outros.
- Elaborar ou alterar Contratos ou Estatutos.
- Planejar e implementar reestruturação societária, cisão de sociedades, fusões e aquisições, criação de holdings ou investidoras e administradoras;
- Estudar e planejar investimentos estrangeiros no país;
- Realizar auditoria legal (due diligence);
- Orientar quanto às responsabilidades dos sócios;
- Prestar assessoria jurídica nas atividades rotineiras das sociedades;
- Realizar a consultoria quanto ao cumprimento e evolução das normas e regulamentos que regem a vida jurídica das empresas;
- Assessorar quanto a dissolução societária;
- Constituir sociedades;
- Revisar os aspectos legais em que a empresa atua;
- Entre outras atividades.
Qual a importância do Direito Societário para uma sociedade?
Antes da entender a importância do Direito Societário para uma empresa, você precisa compreender quais são os tipos de sociedades:
- Sociedade em nome coletivo: nesse tipo predomina a responsabilidade solidária e ilimitada dos sócios, isto é, cada sócio responde de forma igualitária perante terceiros. Esse tipo de sociedade só poderá ser administrada por seus sócios, enquanto pessoas físicas, não se admite a administração por pessoa jurídica ou terceiros.
- Sociedade Limitada: esse tipo de sociedade só pode ser formada por uma ou mais pessoas, e a responsabilidade dos sócios se limita a sua cota, porém o capital social deverá ser integralizado solidariamente entre todos os sócios. Nessa modalidade, é possível que uma pessoa jurídica se torne sócia, bem como pode ser indicado um dos sócios ou um terceiro para realizar a administração.
- Sociedade Anônima: nesse tipo de sociedade o capital é dividido em ações e a responsabilidade dos sócios e acionistas se limita ao preço da emissão das ações adquiridas ou subscritas. A sua constituição se dá por estatuto, o capital poderá ser aberto ou fechado.
- Cooperativa: é uma sociedade fundada por pessoas que possuem objetivos e interesses comuns sem visar o lucro.
- Sociedade em comandita simples: os sócios são divididos em duas categorias: comanditários e comanditados. Os sócios comanditários são os que compõem o capital social da empresa, mas não tem participação na administração, já os sócios comanditados compõem o capital social e participam da administração da empresa.
O Direito Societário permite escolher o melhor modelo de negócio para sua empresa, isto é, o tipo de sociedade, para que no futuro seja possível minimizar conflitos entre os sócios.