Loading...
4 passos para tornar sua aposentadoria mais vantajosa

22/07/2022

Sangiogo Advogados

4 passos para tornar sua aposentadoria mais vantajosa

Saiba mais sobre os 4 passos para tornar sua aposentadoria mais vantajosa

O trabalhador exerce suas atividades profissionais a vida inteira e, depois de um tempo, chega a época mais importante, a fase de descansar, ou seja, é chegada a hora de pedir a aposentadoria.

Pedir a aposentadoria é um momento muito importante, pois é a fase de dar uma pausa, viajar, curtir a família e se dedicar a outras atividades, afinal foram mais de 30, 35 ou 40 anos de dedicação.

Porém, antes de dar entrada no INSS, é preciso ficar atento, pois é necessário juntar todos os documentos que comprovam que você trabalhou, até mesmo daquele período que não foi de carteira assinada ou de algum período especial.

Por isso, antes de pedir a aposentadoria, você precisa seguir alguns passos para ter certeza de que terá uma aposentadoria mais vantajosa e mais rápida:

1º passo: o primeiro passo é verificar se em sua carteira de trabalho constam todos os contratos. Compare com o CNIS (Cadastro Nacional de Informação Social). O CNIS pode ser verificado diretamente no site do INSS. É muito importante ter acesso ao CNIS, pois nele constam, ou pelo menos deveriam constar, todos os contratos de trabalho para você verificar. Quem é servidor público também precisa ficar atento aos contratos, pois pode acontecer de haver períodos de averbação de um órgão para outro ou, ao longo da carreira, contratos em que o servidor esteja vinculado ao INSS e talvez esse período não esteja computado. Se um servidor tiver um período que não foi averbado pelo INSS, o ideal é averbar antes de pedir a aposentadoria, pois pode acontecer de o INSS não reconhecer todo o período.

2º passo: verifique se existem períodos especiais nos quais você trabalhou, mesmo que seja um período curto. Isso é importante, porque pessoas que trabalharam em lugares insalubres ou periculosos podem acelerar a aposentadoria. No momento da aposentadoria, é necessário apresentar o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que é o laudo para comprovar o trabalho insalubre e periculoso, tanto de trabalhadores vinculados ao INSS como de servidores. Quem é profissional autônomo tem que apresentar o LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho).

3º passo: é importante ficar atento aos períodos trabalhados, porém não registrados na carteira de trabalho. Se você trabalhou como autônomo e tem como comprovar sua atividade, deve provar ao INSS esse período e recolher suas contribuições previdenciárias para que esse período de trabalho seja incluído. Agora, se você trabalhava para uma empresa e ela não recolheu as contribuições, mas você tem o registro na carteira, então o INSS é obrigado a contabilizar esse período para sua aposentadoria.

4º passo: observe as Regras de Transição, pois, com a Reforma da Previdência, é possível aderir a mais de uma regra previdenciária, desde que sejam cumpridos todos os requisitos.

Entretanto, se você já pediu sua aposentadoria e não tomou todos esses cuidados, saiba que é possível fazer uma revisão da aposentadoria. Procure ajuda especializada. Um advogado especialista em Direito Previdenciário poderá lhe ajudar a conseguir a revisão da sua aposentadoria e, assim, obter o melhor benefício.

 

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.