Como funcionam as ações de cobrança contra seguradoras no DPVAT?
12/12/2024Entenda como é possível ajuizar uma ação contra operadoras de plano de saúde
É muito comum o consumidor precisar recorrer ao SUS (Sistema Único de Saúde) e ter que esperar meses ou até anos para realizar uma consulta ou mesmo algum procedimento cirúrgico. A solução para quem tem pressa ou não quer mais depender de esperar muito tempo na fila para consulta, é optar por um plano de saúde.
Porém, depois de aquirir o plano, em alguns casos, muitos consumidores se dão conta de uma triste realidade: quando mais precisam, o plano acaba não cobrindo o procedimento.
Essa realidade é bastante recorrente, muitas operadoras acabam não ressarcindo as despesas pagas pelo consumidor ou não autorizam determinado procedimento. Essas práticas, muitas vezes, são consideradas abusivas! Sempre que uma operadora de plano de saúde recusar uma prescrição médica, o consumidor precisa saber o porquê da negativa. Saiba que mesmo havendo, no contrato, cláusulas de exclusão de cobertura, isso não as torna cláusulas permissíveis.
Se você teve a recusa de uma operadora de saúde para realizar uma cirurgia, fornecer medicamento importado, tratamento, exames ou próteses, procure ajuda jurídica a fim de ajuizar uma ação, pois, além de a empresa ser obrigada a cobrir o procedimento, a ação também pode gerar indenização por danos morais.
Essa prática abusiva só terá um fim quando os prejudicados realmente reclamarem, então faça valer o seu direito. Em caso de dúvidas, entre em contato!
--
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.