FIQUE ATENTO ÀS CARACTERÍSTICAS DE CADA CONTRATO DE TRABALHO

10/09/2018

FIQUE ATENTO ÀS CARACTERÍSTICAS DE CADA CONTRATO DE TRABALHO

Antes de firmar um contrato de trabalho, é necessário definir como o contrato será feito. Veja alguns contratos de trabalho permitidos por lei:

- Contrato por tempo indeterminado: é registrada a data de início do trabalho e não estabelece um prazo para o término. O empregado tem direito a férias, 13º salário, FGTS, ou seja, todos os benefícios obrigatórios em lei;

- Contrato por tempo determinado: existe prazo para ocorrer a rescisão do contrato. Os direitos são: salário compatível com o piso da categoria, 13º salário proporcional, férias pagas proporcionalmente, FGTS e outros;

- Contrato temporário: a pessoa é contratada para substituir outra em um período determinado. Os benefícios são: remuneração de acordo com a categoria, pagamento das férias proporcionais, FGTS e outros.

- Contrato intermitente: o trabalhador é solicitado apenas quando há necessidade. O empregado recebe por hora trabalhada. São assegurados: férias proporcionais, 13º salário proporcional e descanso semanal remunerado;

- Estágio: contrato direcionado para estudantes. Não garante direitos trabalhistas;

- Trabalho Autônomo: é a prestação de serviços sem vínculo empregatício;

- Home office: é a prestação de serviços fora do ambiente do contratante;

- Trabalho terceirizado: nessa modalidade, uma instituição contrata outra empresa para prestar determinado serviço.

É importante saber sobre o tipo de contratação e quais os seus direitos, para evitar futuros problemas. Portanto, preste atenção aos seus direitos!