Você sabe quais são as principais taxas abusivas no financiamento de veículos?

Home/Blog/Você sabe quais são as principais taxas abusivas no financiamento de veículos?

Você sabe quais são as principais taxas abusivas no financiamento de veículos?

Conheça os seus direitos nos contratos de financiamentos 

Ao adquirir um veículo, a escolha é bem difícil devido às várias opções que o mercado oferece. As financeiras se aproveitam desse momento de indecisão e acabam enchendo os olhos dos consumidores com opções de crédito tentadoras, sem mostrar realmente as entrelinhas do contrato. O consumidor, na empolgação, não lê atentamente as cláusulas e acaba muitas vezes pagando taxas abusivas. É importante ler com atenção o contrato ou entregar o contrato para um advogado ler, pois ele pode dar orientações referentes às cláusulas ilegais. Vejamos algumas taxas consideradas abusivas:

- Tarifa de abertura de crédito (TAC): em 2008, o Banco Central proibiu essa taxa de cobrança em financiamentos; infelizmente, as financeiras continuam com essa cobrança, mas com outro nome.

- Taxa de registro de contrato: cobrar tarifas pelo registro de contrato em operação financeira é ilegal.

- Taxa de serviços de terceiros: é proibido cobrar tarifa de comissão ou qualquer serviço prestado por terceiros.

- Tarifa de emissão de boleto (TEBI): cobrar a emissão de boletos é prática abusiva conforme decisão do STJ.

Um consumidor passou por essa situação: além de pagar taxas abusivas, pagou também juros altíssimos no contrato de financiamento. Ele adquiriu um veículo financiado e, com o atraso de algumas prestações, contraiu uma dívida de R$ 18.186,28 que cada vez aumentava mais.

A solução encontrada foi procurar um advogado e ajuizar uma ação revisional contra a empresa. Comprovada a irregularidade na cobrança, a financeira aceitou receber o valor de R$ 3.500,00 e assim liquidar a dívida do consumidor.

Não admita pagar taxas e juros abusivos! Faça como esse consumidor, procure um advogado e solicite uma análise do seu contrato!

Processo nº 003415094201188210008

Solicitar Cotação

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp