Loading...
Golpes digitais: saiba identificá-los e previna-se de fraudes on-line

11/05/2023

Sangiogo Advogados

Golpes digitais: saiba identificá-los e previna-se de fraudes on-line

Diferentemente do que muitos pensam, cair em um golpe digital é muito fácil. Conforme um levantamento realizado pela Kaspersky (consultoria de cibersegurança), no último ano ocorreu uma alta de 140% no número de ataques virtuais a pequenas e médias empresas.

Esse dado faz cair por terra o mito de que só empresas grandes são vítimas de ataques digitais. Como foi visto, pequenas e médias empresas também são alvos de ataques online.

Para que o empreendedor possa se proteger desse tipo de golpe, a Kaspersky listou alguns dos principais golpes praticados e como se proteger deles:

1 – Roubo de senhas: é muito comum funcionários receberem um link fraudulento, no qual há um arquivo infectado disfarçado de um pedido de orçamento, currículo ou algum e-mail que condiz com a rotina da empresa. E-mails falsos só têm um único objetivo: conseguir as senhas corporativas da empresa. Para um criminoso é muito vantajoso conseguir a senha de uma empresa, já que a movimentação de dinheiro é bastante alta, maior do que a de pessoas comuns.

2 – Navegação: neste caso, os criminosos aproveitam quando um usuário realiza suas compras na internet. Eles inserem um vírus, que fica escondido nas páginas de compras. Quando o cliente faz a sua compra e coloca os seus dados de cartão de crédito, os criminosos coletam todas as informações para depois usar o cartão de crédito e, é claro, os criminosos preferem cartões corporativos, já que o limite diário é bem maior.

3 – Senhas fracas: essa invasão explora a ferramenta de comunicação que permite o trabalho remoto. O trabalho remoto, tanto para grandes, médias ou pequenas empresas, teve o seu auge durante a pandemia e foi quando esse problema aumentou. Esse tipo de ataque envolve adivinhar as senhas corporativas para ter acesso à rede da empresa. Quando o criminoso consegue ter acesso à senha, ele busca dados confidenciais e, em seguida, instala um ransomware.

- Engenharia social: você já deve ter ouvido falar que um representante de uma empresa entrou em contato com um consumidor e solicitou dados financeiros de uma pessoa, não é? Pois saiba que isso acontece com empresas também. Os formatos mais comuns são o roubo do WhatsApp corporativo e ligações fraudulentas, nos quais são solicitados dados da empresa ou os próprios criminosos tentam induzir os funcionários a fazerem operações para os golpistas.

Ameaças de ex-funcionários: é muito comum esse tipo de ameaça. Por exemplo, funcionários que saem da empresa e levam informações confidenciais, como lista de clientes, fornecedores, entre outras. Saiba que metade das pequenas e médias empresa já sofreu algum tipo de vazamento de dados, impactando diretamente a receita da empresa.

Como uma empresa pode se prevenir de ataques digitais?

Prevenir-se é sempre o melhor remédio e, para se proteger, é necessário usar programas de segurança e, principalmente, investir em conhecimento para os seus funcionários, já que, geralmente, essas empresas não têm um profissional de TI. Por isso, é importante treinar os funcionários, pois, muitas vezes, até uma simples informação pode ser prejudicial para a empresa.  

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.