Loading...
Quais tributos minha empresa pode recuperar retroativamente?

07/10/2024

Sangiogo Advogados

Quais tributos minha empresa pode recuperar retroativamente?

A legislação tributária é muito complexa, por isso não são raros os empreendedores que pagam tributos a mais do deveriam. Entretanto, não são somente os empreendedores que erram nos cálculos dos tributos; o governo também comete erros.

E quando o governo erra na cobrança da tributação, é possível recuperar esses valores? Sim! Por meio da recuperação tributária.

O que é recuperação tributária?

A recuperação tributária é o reembolso dos valores pagos a mais ou de forma incorreta ao governo. Qualquer empresa que pagou tributos erroneamente tem o direito de recorrer à recuperação tributária, independente de ser pública, privada ou do seu porte.

 Quais os tributos que podem ser recuperados?

Os tributos passíveis de recuperação tributária são:

- IRPJ ( Imposto de Renda Pessoa Jurídica);

- INSS ( Instituto Nacional da Seguridade Social);

- COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);

 - FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);

- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);

- PIS (Programa de Integração Social);

- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);

- CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Como solicitar a recuperação tributária?

Para identificar se uma empresa tem direito a recuperação tributária não é uma tarefa fácil. O ideal é contar com a assessoria de um advogado especialista em recuperação de tributos. Ele fará um levantamento, verificará todas as notas fiscais, custos, despesas, encargos e saídas para identificar se existem créditos a receber e, assim, recuperar todos os tributos.

Após a comprovação do pagamento feito a mais, o advogado irá fazer a correção monetária dos valores que devem ser atualizados, aplicando sobre eles a taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia). Por meio de uma medida judicial ou procedimento administrativo, a empresa tem direito a recuperação tributária.

Quais os benefícios da recuperação tributária para uma empresa?

- Diminui a carga tributária: a recuperação tributária contribui para que a empresa pague somente o que é devido. Isso permite uma redução de custos e melhora a gestão financeira.

- Possibilidade de investimento: com o reembolso de tributos pagos a mais, a empresa pode realizar investimentos, como em matéria-prima ou maquinário.

- Mudança de regime: com a recuperação tributária, a empresa consegue verificar se deve mudar de regime, caso tenha mais vantagens.

- Evita problemas com o Fisco: com a cobrança correta, é possível estar sempre em dia com o Fisco, com isso evita multas e atrasos.

- Compliance Fiscal: a empresa que realiza a recuperação de créditos tributários demonstra um alto nível de compliance fiscal, pois essa atitude mostra que a empresa está atenta às obrigações e direitos tributários. Isso melhora a imagem da empresa perante o mercado.

Logo, uma empresa pode ter direito a recuperar vários tributos pagos a mais. No entanto, identificar se uma empresa tem créditos tributários a receber requer conhecimento técnico e experiência, já que é necessário entender da legislação tributária, bem como a aplicação dos procedimentos legais. Não deixe de procurar um especialista da área, pois só ele poderá fazer uma análise minuciosa da sua empresa para recuperação de créditos.


Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp