Qual o momento certo de pedir a aposentadoria?
Trabalhar a vida toda e depois ter o tão sonhado momento da aposentadoria é um direito de todos. É por isso que o segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) faz as contribuições todos os meses durante anos para a Previdência Social. Porém, mesmo sendo um direito garantido a todos os contribuintes, saiba que o momento de se aposentar ainda gera muitas dúvidas, pois ocorrem muitos erros e acertos.
Uma das dúvidas mais comuns é: qual o momento certo de se aposentar? Antecipo ou retardo o pedido da minha aposentadoria? Espero mais um pouco para garantir um benefício mais alto?
Antes de decidir se irá pedir a aposentadoria, você precisa conferir o CNIS.
Mas o que é o CNIS?
O CNIS significa Cadastro Nacional de Informações Sociais. Ele é um documento oficial no qual ficam registradas todas as atividades profissionais do trabalhador, como os vínculos empregatícios e benefícios do INSS que você teve em toda sua vida.
Logo, antes de pensar se pede ou não a aposentadoria, verifique o CNIS, pois essa pesquisa irá fazer toda a diferença. Basta acessar o site do CNIS pelo Meu INSS.
No CNIS, constam todos os registros e contribuições ao longo da sua vida profissional. Com ele, é possível simular a aposentadoria. Além disso, o programa também mostra o tempo de serviço para identificar se já está no tempo de se aposentar.
Outra dica muito importante é levar em consideração o teto do INSS. Isso porque, caso você já esteja perto de se aposentar com o teto, é importante agilizar e solicitar o pedido de aposentadoria em vez de esperar e ter prejuízos financeiros.
Em certos casos, entram as regras de transição e as novas regras gerais. Nessas situações, talvez compense esperar mais um pouco, já que, com as novas regras da Previdência, o cálculo da aposentadoria é de 60% da média de todas as contribuições. A espera para se aposentar, nesse caso, é muito atrativa, pois a Previdência dá 2% de aumento no valor para cada ano contribuído acima do mínimo.
Outra dica muito importante: não aceite de imediato a aposentadoria concedida pelo INSS, porque, antes de aceitar, você deve calcular muito bem, simular e escolher a opção mais adequada para se aposentar.
Saiba que não são raros os casos nos quais o INSS concede a aposentadoria e ela não é a mais vantajosa para o segurado. Portanto, antes de se aposentar, é muito importante procurar ajuda profissional especializada em Previdência Social, pois essa ajuda poderá orientar você da melhor forma, a fim de conseguir o benefício mais vantajoso, inclusive se é o momento certo de se aposentar.
Já pedi minha aposentadoria. E agora?
Mesmo que você já tenha pedido sua aposentadoria, você pode procurar um advogado para que ele analise o seu pedido. Caso o valor do seu benefício possa ser aumentado, com certeza ele irá indicar uma ação de revisão da aposentadoria.
Em caso de dúvidas, você pode procurar um especialista da área!