Loading...
Aposentadoria: cresce o número de benefícios negados pelos robôs do INSS

08/09/2023

Sangiogo Advogados

Aposentadoria: cresce o número de benefícios negados pelos robôs do INSS

Depois de anos exercendo uma atividade profissional, o trabalhador sonha com a tão esperada aposentadoria. Outros, tem que interromper usas atividades devido a algum acidente.

A aposentadoria é um direito do cidadão depois de anos exercendo suas atividades profissionais, do mesmo modo, é um direito do cidadão ter o benefício concedido se ficar provado que ele realizou as contribuições corretamente e ficou impedido de trabalhar devido a alguma fatalidade.

O que assusta é que muitos trabalhadores mesmo tendo esse direito estão tendo suas aposentadorias negadas pelos robôs do INSS.

O uso da inteligência artificial para analisar benefícios

Já faz um ano que o INSS implantou um novo sistema com o uso de robôs para analisar os benefícios. O objetivo é diminuir a fila de espera dos brasileiros em pedidos solicitados.

Um problema foi solucionado, pois a fila de espera realmente diminuiu, porém, outro problema foi criado: ao passo que as filas para pedidos diminuíram, a fila de recursos aumentou.

Isso porque de 4 pedidos, 3 são negados pelo INSS, enquanto a fila para solicitar os benefícios caiu para 25%, a fila de recursos e revisões aumentou em 32%.

Quando um beneficiário entra na fila de recursos, o tempo de espera é mais absurdo do que o tempo que ele levou para ter o pedido negado, a espera de uma resposta do INSS para revisar um pedido é em média 589 dias, ou seja quase dois anos.

Esse tipo de situação poderia muito bem ser evitada, já que as pessoas que solicitaram o pedido cumprem todos os requisitos exigidos pela previdência, porém caíram na análise do robô.

A análise feita por um robô é realizada de modo superficial, dificultando ainda mais o andamento do processo, por exemplo, se nos documentos existe uma informação incompleta, o pedido será negado. Antigamente a análise era feita por funcionários, havia uma análise humana e sensível as particularidades de cada caso. Com um robô essa análise se torna diferente, por exemplo, ele não analisa o tempo real de contribuição quando o beneficiário exerceu sua função exposto a agentes nocivos e recebeu insalubridade. O mesmo acontece com quem prestou serviço militar e poderia incluir esse tempo para benefícios previdenciários.

O robô funciona perfeitamente para os segurados que estão com os dados completamente regularizados, que não possui tempo diferenciado ou especial, não tem indicação no CNIS, que sempre trabalhou na mesma empresa, teve todos recolhimentos contabilizados.

Porém, isso não acontece com a maioria dos trabalhadores, pois sempre há algum ajuste a fazer, como uma informação para fornecer ao INSS.

Como posso fazer para não ter o meu benefício negado?

Procure um advogado especialista em previdência antes de solicitar o pedido, isso pode lhe ajudar a não ter o pedido negado e ter que entrar na fila de revisão de pedidos do INSS.

Meu pedido foi negado. O que devo fazer?

Você pode recorrer ao INSS e levará em torno de dois anos para seu pedido ser analisado ou você pode procurar um advogado previdenciário e ajuizar uma ação na justiça! 

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.