Como faço para pagar o INSS em atraso?

29/01/2020

Como faço para pagar o INSS em atraso?

Entenda os requisitos para pagar as contribuições atrasadas do INSS.

É muito comum contribuintes do INSS, em determinado momento, não recolherem corretamente a contribuição. Alguns esquecem de pagar durante anos; outros simplesmente atrasam um mês.

E quando isso acontece, como devo proceder?

Antes de mais nada, é necessário saber se você pode pagar em atraso. Certos requisitos devem ser preenchidos antes de fazer o pagamento, pois não basta pagar alguns meses para adiantar a aposentadoria. Veja quem pode pagar em atraso:

- Contribuinte facultativo: nessa categoria, o contribuinte pode pagar em atraso somente se a guia estiver vencida há mais de 6 meses. É considerado contribuinte facultativo quem não trabalha, mas paga o INSS. Se estiver atrasado mais de 6 meses, só é possível contribuir em atraso se comprovar o exercício de alguma atividade profissional.

- Contribuinte individual (autônomo): autônomo é o profissional que exerce atividade remunerada por conta própria. Essa categoria possibilita o pagamento do INSS atrasado em qualquer época.

Mas preste atenção: verifique se você precisa ou não comprovar a sua atividade profissional. Não basta simplesmente pagar o INSS em atraso. O primeiro passo é regularizar a situação. Para isso, o contribuinte deve ir a uma agência do INSS e atualizar o tempo de contribuição. Lá, serão solicitados documentos comprobatórios da atividade profissional.

Em caso de dúvidas, procure um advogado!