Financiamentos de carros

Home/Blog/Financiamentos de carros

Financiamentos de carros

Conheça os tipos de financiamentos de carros.

O financiamento para aquisição de um carro novo ou usado pode ser feito por meio de bancos com a liberação do CDC (Crédito Direto ao Consumidor). O banco pede a documentação e analisa quanto o comprador deverá pagar de parcelas conforme o seu salário.

Existem 3 modalidades para financiar um carro:

- CDC (Crédito Direto ao Consumidor): o comprador adquire o empréstimo, toma posse do carro, mas não pode negociá-lo, pois o veículo fica alienado ao banco até todas as prestações sejam pagas. Durante a negociação, o comprador fica ciente das taxas a serem cobradas, sem alterações conforme forem pagas.

Se o consumidor não pagar as prestações, o banco pode ingressar com uma ação judicial para leiloar o carro.

- Leasing: aqui quem compra o carro é uma empresa chamada de leasing. A empresa compra o carro e aluga o veículo para o consumidor até as prestações sejam todas pagas. Durante esse tempo, o carro fica no nome da empresa, e só passará para o nome do comprador após a quitação de todas as parcelas. As taxas de juros são fixadas no momento da realização do contrato.

Caso o consumidor não pague as parcelas, a empresa pode ingressar com uma ação judicial para retomar o carro.

- Consórcio: nessa modalidade, o consumidor paga as prestações, mas só recebe o veículo quando for sorteado (uma vez por mês é realizado um sorteio). Porém, se o consorciado oferecer um lance maior, isto é, adiantar suas parcelas a vencer, ele será o vencedor do lance. No consórcio, as prestações sofrem alterações de valor ao longo do tempo de acordo com o preço do veículo e também é cobrada uma taxa de administração no contrato.

O consumidor que deixa de pagar o consórcio é excluído da modalidade.

Em caso de atraso de parcelas, o consumidor deve ficar atento para não ser cobrado com multas e taxas abusivas.

 

Solicitar Cotação

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp