INSS: conheça as principais aposentadorias

23/10/2019

INSS: conheça as principais aposentadorias

Tipos de aposentadorias e critérios para se aposentar

Se você contribui todos os meses para a Previdência, é importante saber quais os tipos de aposentadorias existentes, pois não conhecer os tipos e critérios pode ser muito ruim, já que algumas pessoas preenchem os requisitos necessários para a concessão, mas solicitam a modalidade errada. Cada uma delas possui determinados requisitos para concessão, vejamos:

- Aposentadoria por idade: é concedida para trabalhadores urbanos, homens com 65 anos e mulheres com 60 anos. Já os trabalhadores rurais podem pedir com 60 anos (para homens) e 55 anos (para mulheres).

- Aposentadoria por invalidez: neste caso, há uma avaliação do perito; se constatada a invalidez do segurado, isto é, a sua incapacidade para retornar ao trabalho, o beneficiário deverá solicitar essa modalidade.

- Aposentadoria por contribuição: essa aposentadoria é possível a partir de 35 anos de contribuição para homens e 30 anos de contribuição para mulheres, sem idade mínima para requerer.

- Aposentadoria especial: para profissionais que realizam atividades insalubres ou com risco de vida, os quais completaram 25 anos (tanto para homem quanto para mulher) de trabalho nessa função. Se no trabalho há exposição a amianto, o tempo diminui para 20 anos, e, para quem trabalha em minas subterrâneas, baixa para 15 anos.

E agora? Entendeu em qual delas você se encaixa?