Loading...
Taxa Selic caiu: veja como isso afeta suas dívidas

15/05/2020

Sangiogo Advogados

Taxa Selic caiu: veja como isso afeta suas dívidas

Saiba como renegociar suas dívidas com a redução dos juros.

 

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) cortou mais uma vez a taxa de juros da economia, chegando a 3% ao ano e atingindo o patamar mais baixo da história.

E o que a Taxa Selic tem a ver com o meu endividamento?

A Taxa Selic é a mãe de todas as taxas, serve de parâmetro para todas as outras taxas no Brasil. Esse corte beneficia muitos os consumidores endividados ou inadimplentes, pois, quando há queda nos juros, os bancos tendem a diminuir as taxas, isto é, quando a Selic sobe, os juros dos empréstimos sobem junto, e, quando ela cai, a tendência dos juros é cair também. Então, se você contraiu um empréstimo na época em que os juros estavam altos, agora tem a opção de renegociar suas dívidas e pagar juros menores.

 

Como devo fazer para renegociar minhas dívidas?

O primeiro passo é verificar se os juros que você paga estão acima do que está sendo cobrado pelo mercado. Se você não tem ideia do valor dos juros, então a solução seria procurar um advogado para ele analisar o seu contrato e propor um acordo mais justo.

Muitas vezes, o próprio consumidor procura as instituições bancárias para propor uma redução de juros. O banco, sabendo da falta de conhecimento do consumidor, até reduz os juros, mas dobra o prazo do empréstimo, fazendo com que o consumidor pague ainda mais. Outra estratégia dos bancos é condicionar a redução dos juros à contratação de outro produto, a famosa venda casada. Por isso, o melhor mesmo é um profissional fazer toda a negociação para reduzir os juros.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.