Loading...
Como negociar dívidas da minha empresa?

22/07/2022

Sangiogo Advogados

Como negociar dívidas da minha empresa?

Saiba mais sobre como negociar dívidas da sua empresa?

Apesar de, aos poucos, a economia estar se recuperando, muitas empresas ainda não conseguiram recuperar o faturamento que tinham antes da pandemia da Covid.

Muitos, nesse meio tempo, para manterem suas empresas abertas, tiveram que recorrer a empréstimos a fim de não fecharem e, como a economia demorou para começar a se recuperar, não foram poucos os empresários que acabaram se endividando ou até fechando as portas.

Por isso, renegociar as dívidas é uma boa estratégia para colocar as finanças em dia. Porém, para renegociar qualquer dívida, é importante prestar atenção a alguns pontos, sobre os quais nós vamos orientar!

A importância de negociar dívidas

Uma empresa que tem o seu nome negativado sofre diversas restrições, como perda de parcerias importantes, além de isso afetar significativamente a saúde financeira do negócio.

Por isso, é importante ter o nome limpo, para que a imagem dos seus negócios melhore diante dos parceiros e fornecedores. Negociar uma dívida também pode trazer redução no valor devido, já que existe a possibilidade de conseguir a redução de juros e ainda realizar um parcelamento.

Mas como negociar uma dívida da minha empresa com um banco?

Vejamos algumas dicas para sua empresa sair do vermelho:

- Faça um controle do fluxo de caixa: o empresário precisa entender quais são os gastos e as receitas da sua empresa. Não ter um controle do fluxo de caixa pode quebrar muitas empresas, isso porque você nunca irá saber quanto sua empresa está faturando e quanto ela pode gastar. Ao ter o controle sobre o fluxo de caixa, você pode se programar para investir na empresa, na compra de maquinários e, inclusive, estudar estratégias para redução de gastos a fim de realizar o parcelamento ou o pagamento total da sua dívida.

- Procure fazer um acordo: quando você for procurar o banco, eles logo farão uma proposta, porém você não precisa concordar com essa primeira proposta. Se você achar que não é viável, não negocie. Faça, inclusive, uma contraproposta que seja boa para ambas as partes. Não se intimide na primeira negociação, certifique-se de que é um acordo bom, o qual você poderá honrar.

- Pesquise outra instituição financeira: você pode pedir a portabilidade da sua dívida para outra instituição financeira que tenha melhores condições de pagamento. Por isso, pesquise outras empresas que tenham taxas menores de juros e que deem prazos melhores. Você pode, inclusive, transferir sua dívida para outra instituição sem ter que abrir uma nova conta.

- Revisional de contrato: com certeza, você já ouviu falar de revisional de contrato para pessoas, mas sabia que uma empresa também pode ingressar na justiça para uma revisional de contrato? Se você não tem condições de pagar a dívida e desconfia que a instituição bancária está cobrando juros abusivos, você pode procurar um advogado especialista em juros abusivos e ingressar com uma ação revisional.

Nós, do escritório Sangiogo Advogados, temos vasta experiência em revisional de dívidas de empresas. Se sua empresa estiver sendo cobrada a mais, um profissional poderá identificar e ingressar com uma ação para redução da dívida.

 

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.