Como a ação revisional pode ajudar a reduzir parcelas de financiamentos de veículos?
14/07/2025Saiba mais sobre como quitar dívidas da empresa com bancos?
Ser empresário e ter o seu próprio negócio é o sonho da maioria dos trabalhadores. Porém, ser empreendedor não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, a realidade não é tão boa assim. Durante a pandemia, várias empresas tiveram que se reinventar, abrir o leque de negócios para não fechar. Algumas, mesmo com várias tentativas, não tiveram outra solução a ser fechar suas portas.
Aqueles que serão fornecidos para os seus dados, em alguns casos que venham a ser adquiridos financeiros em bancos. Só que surgiu outro problema: como pagar as dívidas com os bancos? É sabido que os bancos precisam ser aproveitados tanto de pessoas quanto de empresas para cobrar juros e quem paga juros altos correm o risco de ficar inadimplente, já que fica muito sem condições de pagar o que deve.
Se sua empresa está endividada, saiba que existem alguns passos para quitar essa dívida com os bancos, conforme nós vamos orientar.
1 – Entenda o valor da sua dívida: antes de procurar o banco para um acordo, é necessário entender o valor da sua dívida. Ter um conhecimento real a ter uma proposta para sair do seu débito. Você pode entrar em contato com o credor e solicitar o valor da dívida atualizado, incluindo taxas de juros e encargos.
2 – Saiba qual é o seu faturamento: você precisa ter controle do seu faturamento. Isso é importante, porque você precisa entender o quanto a empresa será comprometida para pagar as parcelas da dívida. Uma dica: faça uma planilha com receitas e despesas. Verifique se você tem realmente condições de arcar com as parcelas. Além disso, analise o que pode ser cortado dos gastos.
3 você pode pedir outras instituições: você sabia que a instituição credora muito, altos, portabilidade? Você pode pedir a transferência de sua instituição com juros menores e que tenha uma proposta melhor de acordo com sua realidade financeira.
4 – Dê o primeiro passo: após saber o valor da sua dívida, obtenha o credor e faça uma proposta de negociação. Não espere uma cobrança da instituição financeira, pelo contrário, tem interesse em quitar o débito, isso pode ajudar a fechar uma negociação.
5 – Apresente uma proposta: não é só o banco que precisa oferecer uma proposta, você também pode propor uma solução. Não é porque o banco fez uma proposta que você tem que acatar. Lembre-se: a renegociação tem que ser boa para ambos e tem que ser de acordo com o que você pode pagar.
6 – Procure um advogado: como foi aqui anteriormente, os bancos cobram juros abusivos. Outra opção é procurar um advogado e verificar se você não está sendo vítima de cobrança abusiva. Se isso vai pensar, você pode com isso.
Agora que você já sabe como proceder, basta dar o primeiro passo para sua empresa sair do endividamento. Um profissional da área poderá fazer uma análise do seu contrato e verificar se sua empresa está pagando juros acima do dos pelo mercado!