Loading...
O que acontece se ficar devendo no CNPJ?

08/08/2022

Sangiogo Advogados

O que acontece se ficar devendo no CNPJ?

Saiba mais sobre as consequências do saldo devedor no CNPJ

Contas em atraso fazem parte da rotina dos brasileiros, principalmente contas de empresários. Quando isso acontece, é preciso ficar atento e verificar se a sua empresa está há muito tempo trabalhando no vermelho e sem dinheiro no caixa para pagar as contas. Se todos os meses isso já é rotina, então é o momento de tentar liquidar as dívidas para que os juros não comecem a aumentar e se tornem uma dívida impagável, ocasionando o endividamento.

O endividamento de empresas é bastante parecido com o de pessoas físicas. Assim como o CPF, o CNPJ também pode ser enviado para os órgãos de proteção ao crédito, como Serasa ou SPC. Quando isso acontece, assim como traz diversas consequências para pessoas físicas, para uma empresa não é diferente.

Vejamos o que pode acontecer quando uma empresa fica devedora no CNPJ:

1 – Inclusão no cadastro de inadimplentes: se sua empresa atrasar pagamento, isto é, se o prazo de vencimento, no dia seguinte credor já pode entrar em contato com os órgãos de proteção ao crédito e informar que sua empresa está com débito .

2 – CNPJ negativado: quando uma empresa tem o seu CNPJ incluído no cadastro de inadimplentes, a empresa fica negativada e isso traz algumas consequências. Por exemplo, toda vez que a empresa for contratar algum serviço ou fornecedor, ela terá uma busca em seu CNPJ e essa busca informará que a empresa está incluída no cadastro de inadimplentes. Isso é muito ruim para a empresa, pois o serviço a ser contratado ou o produto a ser comprado não terá mais êxito na negociação. Quando se sabe que uma empresa é devedora, automaticamente a negociação não é concretizada.

- Restrição para abrir conta em banco: como o CNPJ da empresa está negativado, a empresa terá dificuldades para abrir conta em banco.

- Dificuldade para alugar imóveis: se você está pensando em alugar um local para colocar sua empresa ou até mudar de imóvel, se mudar para um local maior para economizar, saiba que, se sua empresa está com o CNPJ incluído nos órgãos de proteção ao crédito, você poderá alugar um imóvel.

- Problemas em obter um pensamento: se está pensando em pedir desculpas ou simplesmente para investir na sua empresa por exemplo, saiba que, com o CNPJ da sua empresa negativado, você pode dificultar a sua empresa, comprando maquinários por exemplo. Isso porque os bancos e financeiras não emprestam dinheiro nem fazem financiamento para o CNPJ inadimplente.

- Dificuldades para fazer compras a prazo: se você faz compras a prazo de matéria-prima ou produtos para sua empresa, saiba que, se seu CNPJ estiver inadimplente, você terá dificuldades de realizar compras à prazo, pois as empresas entendem que, se você está negativado, é porque não realizou algum pagamento e, consequentemente, não irá pagá-los também.

Portanto, deixar de pagar contas acarretará muitos problemas para a empresa. Logo, você pode tentar renegociar as dívidas ou procurar um especialista em juros abusivos para verificar se suas dívidas não contêm juros além do estabelecido pelo mercado.  

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.