Entenda os seus direitos ao renegociar dívidas com os bancos
30/10/2024O sonho de muitas pessoas é ter o seu carro ou a sua casa própria. Alguns bancos e financeiras oferecem facilidades para tornar esse sonho realidade. O que mais tem no mercado são créditos facilitados para a obtenção de algum bem.
Principalmente para pessoas com carteira assinada ou pensionistas. As oportunidades são tantas que às vezes fica até difícil escolher qual banco ou financeira utilizar.
Porém, o que poucos sabem é que essas facilidades não são à toa, por trás de um crédito facilitado, tem um credor que precisa ter garantias de que o devedor irá pagar o que foi financiado.
Quando um dinheiro é emprestado, quem empresta cobra juros ao receber, até aí tudo bem, porém, muitos cobram juros além do esperado para garantir uma margem se alguém ficar inadimplente.
Essa negociação acaba se tornando injusta, pois o consumidor irá pagar juros a mais e muitas vezes, no final do financiamento, por exemplo, ele pode ter comprado um carro, mas irá pagar o valor de dois ou três carros.
Como fugir dos juros altos?
Antes de entrar em qualquer tipo de financiamento é muito importante verificar se você não irá pagar juros abusivos. Para verificar isso, basta entrar no site do Banco Central, na plataforma é possível colocar todos os valores e verificar se você não irá pagar juros além do que é estabelecido pelo mercado, pois na plataforma, você pode fazer um comparativo com alguns bancos.
Agora, se você já está pagando um financiamento, e verificar que está pagando juros abusivos, você pode recorrer a redução de juros.
O que é redução de juros?
Redução de juros é um processo no qual os termos de um contrato são analisados. Quando essa análise é feita, se ficar comprovado a cobrança excessiva de juros, então é possível solicitar por via judicial a cobrança correta.
Como é feita a redução dos juros?
Antes de ocorrer a redução dos juros é necessário passar por 4 etapas:
- Avaliação do Contrato: nessa etapa é feita uma análise detalhada do contrato, é analisada as taxas de juros, prazos e cláusulas abusivas.
- Identificação de Irregularidades: é identificado as irregularidades ou práticas abusivas feitas pela instituição financeira.
- Negociação com a Instituição Financeira: nessa etapa, ocorre a renegociação com a instituição financeira, porém, muitas empresas não querem sair perdendo e propõe acordos desfavoráveis ao consumidor, por isso o ideal é buscar um acordo por via judicial.
- Ajustes no Contrato: os ajustes no contrato podem ser: redução da prestação mensal, diminuição da taxa de juros, alteração no prazo entre outros.
Porque é importante reduzir as taxas de juros de um financiamento?
A redução dos juros do financiamento se torna muito importante para dar um alívio financeiro para os consumidores que estão pagando prestações muito altas devido aos juros abusivos.
A redução de juros pode beneficiar endividados e inadimplentes ao tornarem as parcelas mais acessíveis. Também beneficia os clientes que estão pagando taxas de juros elevadas e com isso pagar somente o que é devido.
O consumidor só tem a ganhar com a redução da taxa de juros, se precisar, nós do escritório Sangiogo Advogados somos especialistas na redução de juros!
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.